13 julho, 2010

Centenário da Colônia Santa Maria



Eles vieram a Europa em busca de melhores condições de vida para suas. Deixaram seu país origem, não por vontade própria, mas por necessidade e foram recebidos de braços abertos pela nação brasileira.
Estas imagens contam um pouco da vida e obra dos imigrantes italianos que povoaram a região de Astolfo Dutra - Minas Gerais.
Na logo da capa do convite da festividade do centenário da colonização Italiana, temos a imagem vetorizada da igrejinha de Santa Maria, no topo de uma pequena colina. Este igreja é o ponto central da colônia.
Temos também na logo, o mapa ricamente ilustrado pelos cartógrafos da época. Na parte inferior temos a faixa contendo as bandeiras da Itália e do Brasil.
A Bandeira é composta pelo emblema descrito acima, na posição centralizada de um retângulo. Possuindo duas faixas verticais nas cor azul claro nas laterais, e uma faixa branca ao centro.
A idéia de diagramação destas artes são de Giovanni Marchi, as imagens vetorizadas da logo são de minha autoria. Para este trabalho foram realizadas algumas correções fotográficas e edições nas imagens do mapa da colônia.
Não tenho costume de colocar desenhos de outras pessoas em minhas publicações, mas merece muito de minha admiração. De autoria do Engenheiro Luiz Lengruber Metran e que contou com a redução de Dario R. Coelho. A representação cartográfica, traz detalhes dos rios estradas e até das vegetações cultivadas na área. O carinho que estes dois trataram esta obra de arte é algo inexplicável. Vejam pelo detalhe da ampliação que fiz no CorelDraw, o requinte dos traçados. Hoje é fácil fazer isso, com os recursos que temos, GPS, Google Earth, Satélites, computadores e outro aparatos tecnológicos. Mas em 3 de março de 1911 a realidade era outra. Mesmo assim estes dois homens fizeram um obra prima.
Embora o desenho do Mapa esteja comigo em alta resolução, não o publicarei nesta configuração no blog, pois a imagem pertence a Giovanni Marchi. No entanto, foi postada uma figura em baixa resolução para facilitar a exibição da imagem.

Nenhum comentário: